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Conteúdo 
Ciclo I

(24 semanas)

- Além do conteúdo divulgado, todos os ciclos terão atividades de:

1. Enriquecimento cultural

2. Reforço escolar

- Os conteúdos serão trabalhados utilizando textos, vídeos, áudios, fóruns de debate, produção coletiva de wiki e glossários, questionários, tarefas(os alunos fazem upload de suas produções), etc.

- Cada atividade realizada o aluno faz jus a uma menção honrosa (gamificação)

Educação digital para crianças e adolescentes, a ideia é bem mais ampla do que só segurança. Envolve também cidadania, criatividade, pensamento crítico e ética no uso das tecnologias.

1. Segurança Digital

•Privacidade de dados pessoais.

•Senhas fortes e autenticação.

•Reconhecimento de golpes, phishing e riscos em jogos/redes.

2. Cidadania Digital

•Direitos e deveres online.

•Respeito, empatia e convivência saudável em ambientes virtuais.

•Combate ao ciberbullying e discurso de ódio.

3. Reputação e Identidade Digital

•O que é a “pegada digital”.•Como as publicações podem impactar o futuro acadêmico e profissional.

•Construção de uma presença positiva online.

4. Pensamento Crítico e Fake News

•Checagem de fontes e informações.

•Identificação de manipulações digitais (deepfakes, montagens).

•Não compartilhar conteúdo sem verificar.

5. Uso Consciente da Tecnologia

•O que é tecnologia?

•Tempo de tela e equilíbrio com atividades offline.

•Impactos no sono, na saúde e na atenção.

•Autonomia para regular o próprio uso.

6. Criatividade e Produção Digital

•Ferramentas de criação (vídeo, áudio, design, programação).

•Cultura maker, robótica e pensamento computacional.

•Uso da tecnologia como meio de expressão e inovação.

7. Colaboração e Aprendizagem Online

•Netiqueta (boas práticas de comunicação digital).

•Cooperação em projetos e trabalhos em plataformas digitais.

•Respeito às regras de comunidades virtuais.

8. Ética e Direitos Autorais

•O que é plágio.

•Licenças (Creative Commons, uso justo, etc.).

•Respeito ao trabalho e às criações de outras pessoas.

9. Bem-Estar Digital

•Autocuidado em redes sociais (comparação, pressão estética, ansiedade).

•Como lidar com comentários negativos.

•Saber pedir ajuda em situações de desconforto online.

10. Futuro do Trabalho e Competências Digitais

•Noções básicas de programação e automação.

•Alfabetização midiática e informacional.

•Preparação para profissões digitais e pensamento crítico sobre IA.

Conteúdo 
Ciclo II
(24 semanas)

- Além do conteúdo divulgado, todos os ciclos terão atividades de:​

1. Enriquecimento cultural

2. Reforço escolar

 

​- Os conteúdos serão trabalhados utilizando textos, vídeos, áudios, fóruns de debate, produção coletiva de wiki e glossários, questionários, tarefas(os alunos fazem upload de suas produções), etc.

- Cada atividade realizada o aluno faz jus a uma menção honrosa (gamificação)

Visão de mundo - Neste ciclo vamos trabalhar a ampliação do conhecimento que os nossos alunos possuem em relação ao planeta e o uso que a humanidade vem fazendo de seus recursos naturais. As relações humanas na sociedade moderna e entre as nações ao longo da história, além de suas consequências na nossa vida cotidiana.

1. Fatos e Aspectos mais importantes do mundo contemporâneo;

2. Revolução Francesa.

3. Revolução Russa e suas consequências.

4. II Grande guerra mundial e o período da Guerra fria.

5. O Brasil e os principais fatos históricos no período colonial até a proclamação da republica;

6. O Brasil e os principais fatos históricos do século XX e XXI;

7. O que é democracia?

8. O período da Ditadura militar e da redemocratização;

9. O fim da URSS e a globalização

10.  Revolução Industrial e suas consequências;

11.  Protecionismo e Multilateralismo;

12. Os principais conflitos do mundo atual;

13. Um mundo carregado de desigualdades sociais;

14. A relação norte/sul global;

15. Uma nova ordem mundial a caminho, BRICS e seus desafios;

16. Efeito estufa e capitalismo;

17. Aquecimento global e as prováveis consequências;

18. Consumo consciente;

19. O que é sustentabilidade?

20.  Cultura Maker, o que é?

21. Mãos na massa! Vamos construir? 

22. Mãos na massa! Vamos construir?

23. Mãos na massa! Vamos construir?

24. Mãos na massa! Vamos construir?

Conteúdo 
Ciclo III
(24 semanas)

- Além do conteúdo divulgado, todos os ciclos terão atividades de:​

1. Enriquecimento cultural

2. Reforço escolar

 

​- Os conteúdos serão trabalhados utilizando textos, vídeos, áudios, fóruns de debate, produção coletiva de wiki e glossários, questionários, tarefas(os alunos fazem upload de suas produções), etc.

- Cada atividade realizada o aluno faz jus a uma menção honrosa (gamificação)

A tecnologia pode auxiliar a humanidade na recuperação do que foi destruído, assim convocamos nossos alunos a pensar de que forma podemos utilizar as novas tecnologias a favor do planeta Terra. O objetivo principal não é apenas ensinar robótica, mas sim desenvolver habilidades essenciais do século XXI, como o raciocínio lógico, a criatividade e a capacidade de resolver problemas de forma prática e colaborativa.  

1. Apresentação do kit de robótica estrutural e eletrônico;

2. Os algoritmos e sua importância na programação;

3. Pensamento computacional;

4. Raciocínio Lógico e Crítico;

5. Resolução de problemas socioambientais com recursos tecnológicos;

6 a 9. Acesso a plataforma de exercícios de programação básica da MICROSOFT (CODE.ORG). Estaremos utilizando esta plataforma por 4 semanas seguidas;

10. a 14. Acesso a plataforma Scratch para aprender a programação básica;

16. Mãos na massa! Vamos montar o nosso primeiro artefato usando apenas o Kit Robótico Mecânico;

17. Mãos na massa! Vamos montar mais 02 artefatos usando apenas o Kit Robótico Mecânico;  

18. Mãos na massa! Vamos montar mais 02 artefatos usando apenas o Kit Robótico Mecânico;

19. Mãos na massa! Vamos montar mais 02 artefatos usando apenas o Kit Robótico Mecânico;

20. Mãos na massa! Vamos montar mais 02 artefatos usando apenas o Kit Robótico Mecânico; 

21. Mãos na massa! Vamos montar mais 02 artefatos usando apenas o Kit Robótico Mecânico; 

22. Agora vamos utilizar o kit completo, ou seja, a parte mecânica e a eletrônica.  Monte um Chapéu Mexicano programe para que ele gire!

23. Agora vamos utilizar o kit completo, ou seja, a parte mecânica e a eletrônica. Monte um Carro ou Jipe e programe para que ele se desloque!

24. DESAFIO FINAL - Produza uma tese onde a tecnologia é aplicada para solucionar algum problema ambiental, escreva sua tese em uma folha de papel, fotografe e nos envie, depois construa um artefato mecânico ou mecânico/eletrônico representando a sua tese. Fotografe e nos envie.

Inspiração!

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